Histórico

A Fundação Arthur Bernardes – Funarbe – Fundação de apoio à Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi instituída no ano de 1979, após aprovação do Conselho Diretor e do Conselho Universitário da UFV.

A Funarbe foi criada com o objetivo de agilizar a gestão de recursos e assessoria, na busca de parcerias entre a Universidade Federal de Viçosa e Órgãos Públicos ou Empresas Privadas; desenvolver industrialização e comercialização de bens, com base na difusão da tecnologia gerada no campus da universidade, bem como escoar com grande proveito e benefício para a UFV, o excedente da produção não consumida pelo refeitório universitário.

Com alteração do Estatuto em 1988, passou a existir o Conselho Fiscal, para dirigir a fundação juntamente com o Conselho de Administração e Diretoria Executiva. Todos os componentes destes órgãos de direção são eleitos pelo Colégio Eleitoral, formado por Chefes de Departamentos, Diretores de Centros e Presidentes dos Conselhos de Pesquisa e Extensão da UFV.

A Diretoria Executiva é composta pelo Diretor Presidente, Diretor Científico e pelo Diretor Administrativo-Financeiro. Estes, em colegiado, comandam os destinos da Fundação, sob o planejamento do Conselho de Administração, em total consonância, transparência e harmonia com a Universidade Federal de Viçosa.

Administração de Convênios e Contratos, Supermercado Escola e Laticínios Funarbe

Além da gestão de contratos e convênios a Funarbe também administra o Supermercado Escola e o Laticínios Funarbe, ambos localizados no campus da Universidade Federal de Viçosa.

O Supermercado Escola é gerenciado pela Funarbe desde 1979, período em que ainda funcionava como Posto de Abastecimento. Ao longo dos anos a organização foi modificada, e o Posto transformado em Supermercado.

A estrutura do Supermercado Escola oferece suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFV. Por meio de um programa anual de estágio, estudantes universitários podem colocar seus conhecimentos em prática. Além disso, professores e alunos têm liberdade e apoio para desenvolver projetos e pesquisas nas instalações do Supermercado.

A Universidade Federal de Viçosa conta, desde 1971, com a Usina Piloto de Laticínios, cuja gestão foi assumida em 1980 pela Funarbe. Além de processar os Produtos Viçosa, a Usina funciona como um laboratório de aulas práticas oferecendo apoio a cursos de graduação pós-graduação. A estrutura também é utilizada para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de elaboração de produtos e para a realização de estágios.

Fundação Arthur Bernardes
Edifício Sede, s/n – Campus Universitário
CEP: 36570-900 – Viçosa/MG

Tel.: (31) 3899-7300  –  Fax: (31) 3891-3911